História

A Escola Adventista do Bom Retiro, iniciou suas atividades no ano de 1983, como uma extensão do Colégio Adventista D. Pedro II, hoje CAJ (Colégio Adventista de Joinville), cujo diretor era o Profº Paulo Ocimar Borba. Para atender ao elevado número de alunos residentes nas imediações da Igreja Adventista do Sétimo Dia, do Bairro Bom Retiro, foi autorizado o funcionamento, pelo então Departamental de Educação, Profº Edson Gibanski.

Foram matriculados para a 1ª série 18 alunos e a Profª Belkiss Moura Reis, esposa do então Pr. da Igreja, Eduino Reis, foi destacada para atender esses alunos recebendo todo o apoio da comunidade e principalmente do Departamento de Educação da Associação Catarinense da IASD.

No ano seguinte, já com 32 alunos, funcionaram a 1ª e 2ª série, sendo que a cada ano foi sendo acrescentada a série seguinte, até completar, em 1991 a 8ª série, na gestão da diretora Marli Andrade, que trabalhou de 1990 a 1994. Construí com muito esforço o prédio administrativo permanecendo até julho de 2009. Em 2004 a professora Marli adquiriu o terreno ao lado da Igreja para construção da quadra de Esportes.

Em 1995, assumiu o Pr. José Roberto Fuckner deu-se início a construção de novas salas e banheiros.

 Pr. Gilberto Ferreira dirigiu a escola de 1996 a 1999 construindo uma ala nova com banheiros, cantina e mais uma de aula, e pela primeira vez uma sala de informática.  A construção foi movida pela venda de pizzas á comunidade. Dando continuidade ao crescimento físico da escola, 3 salas foram construídas no piso superior, sendo uma a de informática.  Neste período, Telma de Oliveira passou a ser secretária e Glaci Terezinha Daniel Gonçaves Walczak assumiu a biblioteca.

Em 2000 a Profª Odete Garcia Pasold assumiu a direção da escola permanecendo até 2002.

Em 2003 assumiu o professor Dijalma Messias Motta até janeiro de 2004, adquirindo o terreno ao lado da escola para expansão da mesma. A partir de fevereiro de 2004 o professor Lourival Batista Preuss assumiu a direção. No mesmo ano, para atender as necessidades do campo, o professor Lourival assumiu a unidade Saguaçu do Colégio Adventista de Joinville como diretor geral.

A Escola Adventista do Bom Retiro, teve uma nova diretora, a professora Dolores Nair de Souza da Rosa.

Em 2005 a escola teve seu avanço com o desafio de ter o ginásio coberto pelo fato de que em dias de chuva não tinha como os alunos terem aulas de Ed. Física e nos dias de sol os alunos sofriam com o sol escaldantes. O Ginásio foi recebido com muita alegria pelos alunos, professores, funcionários e a comunidade da igreja local. Os planos para crescimento estavam mais uma vez saindo do papel e em outubro de 2007 iniciou a construção de mais um bloco utilizando parte do parque Infantil para ter salas modernas para Educação Infantil e em cima para sexto, sétimo e nono anos. Neste ano estudava-se a vinda Uniderp Interativa no período noturno o que veria somar muito para a escola com cadeiras universitárias, vídeo projetor, salas modernas sob a direção do Engenheiro Íris. Foram dias difíceis onde turmas tinham aulas ao ar livre por não ter sala. O barulho da marreta, o concreto grudado na sola do sapato fazia parte do dia a dia de alunos, professores, pais e funcionários. Porém sabia-se que tudo seria bem melhor.

No dia 22 de Junho de 2008 recomeçam as novas reformas do Prédio administrativo, sala de artes, e laboratório que ainda não tínhamos. Certos que tudo ficaria muito lindo e confortável, salas muito bem equipadas e com ar condicionados.

A Escola foi crescendo e se estruturando gradativamente, hoje conta com uma estrutura física que abrange: prédio administrativo, dez salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, ginásio coberto, parque infantil, cantina, área coberta.

Em 2008 assumi Ivete Araújo a Coordenação e Orientação Educacional no lugar da professora Emilene Cristina que mudou para Florianópolis.

No ano de 2009 a Orientação Educacional foi assumida pela professora Carla Fernanda Timm dos Santos, onde até então tinha sido professora por 10 anos nesta escola.

Neste ano a equipe conseguiu alcançar meta a de matricula que era de 390 alunos, alias passamos da meta e iniciamos o ano letivo com 410 alunos. 

Em fevereiro de 2009 a professora Dolores da Rosa foi chamada para assumir o Departamento de Educação no lugar da professora Rovena. Ao que o seu lugar nesta escola foi ocupado pelo Professor Paulo Soares dos Santos, vindo da UNASP – São Paulo – capital. Atuando como diretor.

No final do ano de 2011 recebemos, a Professora Gisele Tosi de Santa Clara, para assumir o administrativo da escola, chegando a um dos maiores números de alunos nesta unidade (353 alunos). Em 2012 a Gisele Tosi assumiu a departamento de Biblioteca da educação na ANC. Então Eunubia Murielli Silva Beck da Rosa, assumiu assim a diretoria da escola em 2012, permanecendo até 2014.

Em janeiro de 2015 a professora Marilei Schlemper da Silva, veio transferida do IAESC – Araquari, para a Escola Adventista – Unidade Bom Retiro, onde atualmente está como diretora.

Profº Paulo Ocimar Borba

1983

Marli Andrade

1990

Pr. José Roberto Fuckner

1995

Pr. Gilberto Ferreira

1996

Profª Odete Garcia Pasold

2000

Dijalma Messias Motta

2003

Dolores Nair de Souza da Rosa.

2004

Lourival Batista Preuss

2004

Paulo Soares dos Santos

2009

Gisele Tosi de Santa Clara

2011

Eunubia Murielli Silva Beck da Rosa

2012

Marilei Schlemper da Silva

2015