menu.about

about.history

          Escola Adventista Bom Retiro – Joinville- SC

                                    (EAJ-BR)

 

A Escola Adventista do Bom Retiro, iniciou suas atividades em 24 de novembro de 1983, como uma extensão do Colégio Adventista D. Pedro II, hoje CAJ (Colégio Adventista de Joinville), cujo diretor era o Profº Osmar Azevedo Preuss. Para atender ao elevado número de alunos residentes nas imediações da Igreja Adventista do Sétimo Dia, do Bairro Bom Retiro, foi autorizado o funcionamento, pelo então Departamental de Educação, Profº Edson Gibanski.

Foram matriculados para a 1ª série 18 alunos e a Profª Carmen Pethin Preuss, foi destacada para atender esses alunos recebendo todo o apoio da comunidade e principalmente do Departamento de Educação da Associação Catarinense da IASD.

No ano seguinte, já com 32 alunos, funcionaram a 1ª e 2ª série, (1ª série sendo com a Professora Carmen Pethin Preuss e 2ª  com a Professora Ivonete Milbratz) sendo que a cada ano foi sendo acrescentada a série seguinte, até completar, em 1991 a 8ª série, na gestão da diretora Marli Andrade, que trabalhou de 1990 a 1994. Construí com muito esforço o prédio administrativo permanecendo até julho de 2009. Em 2004 a professora Marli adquiriu o terreno ao lado da Igreja para construção da quadra de Esportes.

Em 1995, assumiu o Pr. José Roberto Fuckner deu-se início a construção de novas salas e banheiros.

Pr. Gilberto Ferreira dirigiu a escola de 1996 a 1999 construindo uma ala nova com banheiros, cantina e mais uma de aula, e pela primeira vez uma sala de informática.  A construção foi movida pela venda de pizzas á comunidade. Dando continuidade ao crescimento físico da escola, 3 salas foram construídas no piso superior, sendo uma a de informática.  Neste período, Telma de Oliveira passou a ser secretária e Glaci Terezinha Daniel Gonçalves Walczak assumiu a biblioteca, que era em um local pequeno e com pouquíssimos livros. Já no ano de 2001 a biblioteca tinha sua própria sala, agora com algumas mesas para os alunos fazerem sua leitura, uma estante de livros infanto juvenil e outra infantil, a biblioteca possuía mais ou menos 500 exemplares de livros. E que recebeu o nome de Urbano dos Santos, em homenagem ao Sr. Urbano dos Santos que teve grande influência na construção da escola e também da igreja Adventista do Bom Retiro. No ano de 2015 a biblioteca ficou aos cuidados de Larissa Reinert, no ano seguinte de 2016, Mariana Paula Avelino passou a cuidar da biblioteca, em 2017 Margarane Jessica Moraes Viana, em 2018 transferida da Escola Adventista de Chapecó, assume a biblioteca Elizandra Aparecida Rocha Fontes Farina, que atua até o presente momento nesta função. O acervo da biblioteca possui 8.254 exemplares de livros, sendo 4.984 obras. Este é o acervo da biblioteca Urbano dos Santos, em 14 de dezembro de 2020.

Em 2000 a Profª Odete Garcia Pasold assumiu a direção da escola permanecendo até 2002.

Em 2003 assumiu o professor Dijalma Messias Motta até janeiro de 2004, adquirindo o terreno ao lado da escola para expansão da mesma. A partir de fevereiro de 2004 o professor Lourival Batista Preuss assumiu a direção. No mesmo ano, para atender as necessidades do campo, o professor Lourival assumiu a unidade Saguaçu do Colégio Adventista de Joinville como diretor geral.

A Escola Adventista do Bom Retiro, teve uma nova diretora, a professora Dolores Nair de Souza da Rosa.Em 2005 A escola teve seu avanço com o desafio de ter o ginásio coberto pelo fato de que em dias de chuva não tinha como os alunos terem aulas de Ed. Física e nos dias de sol os alunos sofriam com o sol escaldantes. O Ginásio foi recebido com muita alegria pelos alunos, professores, funcionários e a comunidade da igreja local. Os planos para crescimento estavam mais uma vez saindo do papel e em outubro de 2007 iniciou a construção de mais um bloco utilizando parte do parque Infantil para ter salas modernas para Educação Infantil e em cima para sexto, sétimo e nono anos. Neste ano estudava-se a vinda Uniderp Interativa no período noturno o que veria somar muito para a escola com cadeiras universitárias, vídeo projetor, salas modernas sob a direção do Engenheiro Íris. Foram dias difíceis onde turmas tinham aulas ao ar livre por não ter sala. O barulho da marreta, o concreto grudado na sola do sapato fazia parte do dia a dia de alunos, professores, pais e funcionários. Porém sabia-se que tudo seria bem melhor.

No dia 22 de junho de 2008 recomeçam as novas reformas do Prédio administrativo, sala de artes, e laboratório que ainda não tínhamos. Certos de que tudo ficaria muito lindo e confortável, salas muito bem equipadas e com ar condicionado.A Escola foi crescendo e se estruturando gradativamente, hoje conta com uma estrutura física que abrange: prédio administrativo, dez salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, ginásio coberto, parque infantil, cantina, área coberta.

Em 2008 assumi Ivete Araújo a Coordenação e Orientação Educacional no lugar da professora Emilene Cristina que mudou para Florianópolis.

No ano de 2009 a Orientação Educacional foi assumida pela professora Carla Fernanda Timm dos Santos, onde até então tinha sido professora por 10 anos nesta escola.

Neste ano a equipe conseguiu alcançar meta a de matrícula que era de 390 alunos, aliás passamos da meta e iniciamos o ano letivo com 410 alunos. Professores e funcionários ganharam de presentes agasalhos da Associação.

Em fevereiro de 2009 a professora Dolores da Rosa foi chamada para Assumir o Departamento de Educação no lugar da professora Rovena. Ao que o seu lugar nesta escola foi ocupado pelo Professor Paulo Soares dos Santos, vindo da UNASP – São Paulo – capital. Atuando como diretor atualmente.

No final do ano de 2011 recebemos, a Professora Gisele Tosi de Santa Clara, para assumir o administrativo da escola, chegando a um dos maiores números de alunos nesta unidade (353 alunos). Em 2012 a Gisele Tosi assumiu a departamento de Biblioteca da educação na UNC. Então Eunubia Murielli Silva Beck da Rosa, assumiu assim a diretoria da escola em 2012, permanecendo até 2014.

Em janeiro de 2015  Marilei Schlemper da Silva, veio transferida do IAESC – Araquari, para a Escola Adventista – Unidade Bom Retiro, assumindo a direção escolar.

Gilvani Rodrigues tesoureiro da escola, foi transferido para a Escola Adventista Costa e Silva. E assumiu a tesouraria no mês de julho de 2018, Marcos César Barcarol.

 Em 14 de janeiro de 2019, Aline de Souza Nunes da Silva, que atuava como coordenadora pedagógica foi transferida para Curitiba PR, e assumindo então a coordenação; Simone da Silveira Dias Oliveira e na Orientação, Michelle Alves da Silva Vecchi. E neste mesmo ano de 2019 houve também a tasferencia da então diretora Marilei Schlemper que foi transferida para a escola de Blumenal. E em 10/04/2019, assumiu a direção da escola Marina Roque Schwants. O presente tesoureiro Marcos César Barcarol recebeu uma transferência para a escola de Indaial-SC e assume a tesouraria Marcos Antonio Olivarte que atuava na ANC como controller.

No ano de 2020, a orientadora Michelle Alves da Silva Vecchi, recebeu uma chamado para trabalhar no Colégio do Saguaçu, chegou então uma nova orientadora na escola, no dia 03 fevereiro de 2020 assumiu a orientação Daniela de Souza Morais.

Atualmente a escola possui 18 turmas, entre o pré, fundamental 1 e fundamental 2, que ao todo somam 422 alunos. O quadro de professores e composto por: Cristiane Tonon Rodrigues, Elaine Cristina da Silva, Keila Cristina Weidle Martins de Almeida, Maria Dailane Ferreira dos Santos, Michele Devai Borges Batista, Cristiane dos Santos Stuepp Ramos, Ione Marlene Miranda de Souza Hort, Kelry Vieira Oliveira, Matheus Jairton Vicente, Renato Wandscheer Fritsche, Silvia Cristina Gabriel Medeiros, Suélen Castilho da Roza Konflanz, Wesley Martins de Aquino Viegas, Daiane dos Santos Disner e Silva, Djonatan Luiz de Souza, Djuly Caroline Kupas, Gabrielle Bizatto, Juliana Cagnini, Karina Danese, Lia Lopes Reginaldo, Neide Nogueira Lourenço, Priscila Scortegagna Mota, Suellen Talita Pinto Monteiro Benayon, Tatiani Cíntia Neumann Ribeiro.